quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Balanço positivo da formação em 2009

Trabalho contínuo e participação ativa, são marcas da formação da FTIA/RS

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Formação e Comunicação da FTIA/RS, em 2009, redundou em reflexos positivos nos Sindicatos, na medida em que qualificou dirigentes sindicais e trabalhadores de base. A metodologia aplicada foi fundamental para o êxito alcançado.

Nos mantivemos fiéis à filosofia da formação contínua e planejada aplicada na Federação nas últimas gestões, sempre procurando incorporar novos temas e conteúdos, além de readequar os demais, pois o conhecimento tem um curto ciclo de vida e exige uma constante renovação.

Outra marca foi a participação e integração com outras entidades, a exemplo do Fórum Social Mundial realizado em Belém, em parceria com o TIE-Brasil, do curso de formação de Dirigentes Formadores (FDF) na Escola Sul da CUT, em Florianópolis e do curso de formação contínua sobre mapeamento da produção (CFC), realizado através de quatro seminários organizados pelo TIE, em Curitiba.

Além disso, a Secretaria marcou presença em várias outras atividades desenvolvidas pela Federação e Sindicatos filiados, como paralisações, assembléias gerais, eleições sindicais, seminários, eventos esportivos, etc.

Enfim, o saldo é bastante positivo, tendo em vista que foram realizadas a maioria das atividades previstas e que estavam sob a responsabilidade da Secretaria. O que não foi realizado é justificado pelo respeito às principais agendas da FTIA/RS e da classe trabalhadora em geral, as quais pela importância foram priorizadas.

Nenhum comentário: