terça-feira, 15 de junho de 2010

Encontro do Coletivo de Formação e Comunicação discute justiça social e sustentabilidade





















Durante o encontro do Coletivo de Formação e Comunicação, Realizado no dia 10 de junho de 2010, na FTIA/RS, foram discutidos assuntos inerentes às duas áreas, tais como a formatação do novo site da Federação, que deverá funcionar em breve.

Foram exibidos também, dois audiovisuais, os quais suscitaram debates muito significativos:

Pela manhã, os participantes assistiram ao documentário História das Coisas, que descreve de maneira simples e direta o processo que vai desde a extração e produção até à venda, consumo e transformação em lixo, de todos os produtos em nossa vida e o quanto isso afeta as comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

Além disso, nos faz repensar nossos padrões de consumo e a forma como vemos os produtos que consumimos.

À tarde, foi exibida a palestra “não nascemos prontos”, do filósofo e educador Mário Sérgio cortella.

De forma inteligente e bem humorada, Cortella nos faz refletir que o grande desafio do ser humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão. A insatisfação é um elemento indispensável para quem, mais do que repetir, deseja criar, inovar, refazer, modificar e aperfeiçoar. Assumir esse compromisso é aceitar o desafio de construir uma existência menos confortável, porém ilimitada e infinitamente mais significativa.

Nenhum comentário: